Os presidentes de dez categorias que compõe o Fórum Sindical estiveram na manhã de (23.12) na Casa Civil em busca de maiores esclarecimentos sobre as notícias veiculadas (22) pela imprensa sobre a alteração no calendário de pagamento dos servidores, bem como outras importantes alterações que impactam diretamente na vida dos servidores do Executivo Estadual.

A medida se fez necessária visto que alguns sites de notícias veicularam, mais uma vez em nome do Governo Estadual, medidas de reforma administrativa que estão ainda sob estudos preliminares por parte do governo.

Os representantes foram recebidos pelo secretário de Estado de Planejamento, Marco Aurélio Marrafon que garantiu que nenhuma medida foi tomada ainda. Porém, esclareceu a existência de um estudo para mudança tanto no calendário de pagamento, quanto na quitação do 13º salário, que até então era pago no mês de aniversário do servidor.

Os sindicalistas lembraram que estas mudanças impactam a vida financeira do servidor público, e que é necessário que haja uma flexibilização por parte do Executivo na tomada de decisões, promovendo um debate e informando o servidor com tempo hábil para que possa se reorganizar. Reiteraram ainda que os servidores possuem um agendamento tendo como base o calendário dos últimos 12 anos, e que isso deve ser analisado de forma criteriosa.

Buscando obter respostas rápidas os sindicalistas buscaram de Marrafon um compromisso em debater junto à equipe econômica (CONDES) o assunto. O secretário se mostrou aberto ao debate e garantiu que irá buscar confirmações e se disponibilizou a esclarecer todos os questionamentos no próximo sábado (26). Este novo encontro deve ser confirmado até o final da tarde desta quarta-feira.

O secretário de Planejamento reafirmou ainda o compromisso de pagar em dias os salários dos servidores públicos estaduais, informando que a folha dezembro será paga no dia 30 deste mês. (LEIA MAIS)

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (SISMA), Oscarlino Alves ficou incumbido da confirmação junto a Marrafon da reunião e de oficializar a pauta da reunião dos sindicalistas com a equipe econômica.

Por unanimidade os dirigentes sindicais aprovaram 06 pontos para o debate, sendo eles:

- Calendário de Pagamento – 2016;

- Manutenção do pagamento do 13º Salário no mês de aniversário;

- Garantia da concessão da Revisão Geral Anual – 2016 (RGA);

- Cumprimentos as Progressões garantidas nas Leis das Carreiras;

- Apresentar o estudo do Plano de Demissão Voluntária (PDV);

- Apresentar o estudo da Redução de Carga Horária.

Estiveram presentes nesta reunião além do presidente do SISMA, Oscarlino Alves, o representante do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (SINPAIG), Edmundo Cesar C. Leite, do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil (SINDEPOJUC), Genima Evangelista, representada por Francielle França, do Sindicato dos Papiloscopistas (SINPP), Idejair M. da Conceição, do Sindicato dos Profissionais do Sistema Sócioeducativo (Sindpss), Paulo César de Souza, do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindspen), João Batista Pereira de Souza, do Sindicato dos Técnicos da Educação Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso (Sintesmat), Luiz Wanderlei dos Santos, do Sindicato dos Fiscais do Procon de MT (SIFISCON), Rogério Chapadense, da Associação dos Analistas Reguladores da AGER/MT (ASAGER), James Rachid Jaudy da Associação dos Gestores Governamentais (AGG), Umbelino Neves, da Associação dos Cabos e Soldados (ACSPMBM), CB/PM Adão Martins da Silva.

SISMA/MT

Data: 23/12/2015