No dia 18, o SINDPSS esteve presente na Câmara Federal, junto com representantes sindicais dos sistemas socioeducativos de dez Estados. Houve a realização de uma audiência extraordinária sobre a Segurança Pública, onde estiveram presentes diversas autoridades do cinturão de segurança pública do país, como: Comandantes Gerais da Polícia Militar de SP, GO e ES, o Secretário de Segurança do RJ, José Mariano Beltrame, além de membros da Polícia Civil, Guarda Municipal, Delegados de polícia, desembargadores e juízes.

Houve dialogo com diversos deputados, como os Deputados Dalciolo, Pastor Ezequiel Teixeira e Alberto Fraga, este último autor do PL 805/2015, que trata do porte de armas para os Agentes Socioeducativos. Na oportunidade foi entregue a todos eles um dossiê sobre a violência sofrida pelos colegas servidores do DEGASE.

Logo após a sessão, aconteceu o terceiro encontro do CONASSE (Conselho Nacional de Entidades Representativas de Servidores e Trabalhadores do Sistema Socioeducativo) onde foi elaborado o estatuto que vai nortear os trabalhos da entidade. O Conselho irá representar, no âmbito Federal, os sindicatos do sistema socioeducativo, na busca por direitos que são fundamentais para os profissionais que lidam com crimes e sofrem constantes violências físicas e psicológicas, sendo até mortos nas ruas por exercerem a sua profissão. Entre outras metas, estão a regulamentação da profissão do Agente de Segurança Socioeducativa e a aposentadoria especial.

Data: 23/03/2015