Publicidade


Estado pretende disponibilizar 440 vagas nos próximos dois anos. Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra e Barra do Garças devem receber centros socioeducativos.

O Sistema Socioeducativo tem, atualmente, 115 vagas para abrigar menores infratores em todo o estado, segundo a Secretaria Estadual Adjunta de Justiça. A expectativa do estado é que esse número aumente para 440 nos próximos dois anos.

São 101 menores apreendidos e distribuídos em seis municípios. Dessas, 42 estão em Cuiabá e 59 no interior o estado.

Em Cuiabá, no Complexo do Pomeri, após várias intervenções, uma ala foi reaberta e possibilitou outras 28 vagas. Dessa forma, a capacidade para abrigar os menores sobe de 40 para 68.

Com relação a Rondonópolis, a secretária adjunta, Lenice Barbosa, informou que o projeto de construção está em fase de conclusão e, até novembro deste ano, a empresa para tocar a obra deve ser contratada.

A previsão é que o Centro Socioeducativo fique pronto até dezembro de 2021. Outros quatro municípios estão no pacote de obras para construção de centros de recuperação para menores.

Em Sinop, Cáceres, Tangará da Serra e Barra do Garças, a obras devem ser concluídas em dezembro de 2021. Cada um terá capacidade para 60 adolescentes.

Atualmente, em Sinop, há 12 vagas, porém, funcionando anexo à cadeia pública. Segundo a secretária, não é a estrutura mais adequada para abrigar menores.

Ela acrescentou ainda que, todas as unidades, exceto a de Cuiabá, estão em cadeias improvisadas. A intenção do estado é mudar a realidade do sistema para que os resultados sejam mais efetivos.

 

Fonte: G1 MT

 

 



Sidnei Oliveira - Secretário-geral Sindpss/MT

Data: 19/08/2019

COMPARTILHAR NOTÍCIA: