SINDPSS/MT se reúnem com Secretário de Segurança Publica e Secretária Adjunta de Justiça para tratar do Atentado contra a Vida do Agente de Segurança Socioeducativo de Lucas do Rio Verde

O Sindpss/MT esteve reunido na tarde de terça-feira, 16.07, com o Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante e Secretária Adjunta de Justiça, Lenice Barbosa.
O tema da reunião foi o atentado contra a vida do Agente de Segurança Socioeducativo e, pedido de celeridade no projeto de lei número 58220/19, que reestrutura as atribuições e autoriza o porte de armas aos Agentes de Segurança Socioeducativo.
Os dirigentes do Sindpss/MT levaram ao conhecimento do Secretário a situação alarmante em que se encontram os Agentes de Segurança Socioeducativo. Ao narrar os fatos do atentado contra a vida do Agente, externaram a angustia de todos aqueles que já passaram por situação difícil dentro ou fora das unidades, por simplesmente exercerem uma profissão na segurança pública, porém sem qualquer respaldo, em razão da ausência de expediente legal que autorize aos Agentes de Segurança Socioeducativo a portar equipamentos de segurança que possam evitar ou inibir injusta agressão. “A forma em que se deu o atentado, a ousadia dos meliantes, a certeza da fragilidade e facilidade para se cometer um crime contra a vida de um Agente de Segurança Socioeducativo, e o pior, a sensação de impunidade que eles têm, isso é inadmissível”. Analisaram os dirigentes do Sindpss/MT.
O Secretário foi muito receptivo com a diretoria do Sindpss/MT e se comprometeu em dar celeridade no processo para aprovação do projeto de lei que tramita no Executivo. “Podem ficar tranquilos entre hoje e amanhã o parecer será homologado”. Afirmou o Secretário.
Na oportunidade, foi tratado sobre as construções das novas Unidades. A Secretária Adjunta de Justiça Lenice Barbosa, informou que está confirmado o início das construções ainda para esse ano, das unidades de Rondonópolis, Cuiabá, Barra do Garças e Sinop. Ao que foi discutido sobre o andamento do Concurso e quantitativo necessário para chamamento ao se finalizarem as obras. “O Sistema Socioeducativo vai crescer muito no atual Governo, as coisas estão andando, estamos trabalhando para vitalizar o Sistema e motivar os Servidores, inclusive, aqueles que estão fora a retornarem às suas origens.” Assegurou o Secretário.
Sidnei Oliveira - Secretário-geral SINDPSS/MT
Data: 17/07/2019