A Gerência de Segurança, Escolta e Operações Socioeducativas recebeu na tarde de terça-feira 07.05, placas balísticas e espargidores (sprays) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), após dois anos de espera pelos equipamentos. O material vai atender as três unidades do socioeducativo em Cuiabá e cinco no interior.

Para o gerente de Segurança, Escolta e Operações Socioeducativas, Renato Arruda, o material vai ajudar muito no desenvolvimento das atividades desta gerência. “Vai ser de extrema importância não somente para Cuiabá, como para todo Estado, pois inibe muito o contato com o adolescente melhorando a atuação do setor de segurança nas unidades socioeducativas”, afirmou.

A secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa, avalia que os equipamentos significam mais autonomia para a segurança do sistema socioeducativo. “Ainda somos muito dependentes do sistema penitenciário e da Polícia Militar, agora, os profissionais do sistema socioeducativo poderão fazer as contenções de menor gravidade”.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destacou que os equipamentos ficam à disposição dos profissionais para que cada vez o serviço seja ainda melhor, não colocando em risco a vida de nenhum dos adolescentes em conflito com a lei e que o Estado cumpra o seu papel de reinserção social dessas pessoas.

De acordo com os dirigentes do Sindpss/MT, essa conquista é fruto do olhar diferenciado e de um trabalho sério que vêm sendo desenvolvido tanto pelo Sindicato quanto pelo Secretário de Segurança Pública e Governo do Estado. "Nós levamos as pautas e mostramos o abandono em que se encontrava o sistema, e, após diversas reuniões e graças ao conhecimento de causa da secretária adjunta, foi possível mais essa conquista. Lembrando que já fomos contemplados com a Diretoria e Gerência de Segurança na nova estrutura do sistema socioeducativo, aprovamos o Brasão e agora a entrega dos EPIs. Lembrando ainda que semana passada estivemos com o Secretário Dr. Bustamante, na oportunidade nos garantiu a aprovação do projeto que concede o Porte de Armas ao Agente de Segurança Socioeducativo. "Vocês podem ficar tranquilos vamos aprovar o projeto e de iniciativa nossa do executivo, fazendo alusão ao projeto de lei nº 47/2018 aprovado pela AL/MT no ano passado." Afirmou o Secretário. Essas conquistas são o início de várias outras que estão por vir, exemplo as Construções das Unidades já homologadas conquistadas nas conciliações de greve. Estamos colhendo os frutos de tudo aquilo que começamos plantar ainda em 2013.” Rememorou os dirigentes do Sindicato.

Sidnei Oliveira – Secretário-geral SINDPSS/MT

Data: 09/05/2019