Agentes de segurança socioeducativa da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) ministraram nesta quarta-feira (15.08) uma palestra a estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal 8 de Abril, localizada no bairro Bela Vista, em Cuiabá. A proposta do encontro foi conscientizar e alertar os alunos, com idade entre 8 e 12 anos, sobre violência e bullying.

A palestra foi solicitada pela diretoria da unidade escolar devido ao alto índice de brigas entre os alunos. E para orientá-los sobre as implicações desse comportamento, uma equipe do Setor de Ações Socioeducativas da Sejudh conversou com as crianças e pré-adolescentes sobre o que fazer quando surgir um conflito com o colega de sala; que medidas tomar caso receba um apelido maldoso; a importância do respeito aos professores e a realidade dos jovens que passam pelo Sistema Socioeducativo.

O agente de segurança socioeducativo do Setor de Ações Socioeducativas (SAS), André Damacena, conta que os alunos demonstraram interesse em como enfrentar uma situação de violência no ambiente escolar e no trabalho realizado pela equipe.

“Para nós, agentes, é gratificante compartilhar nossa experiência com o intuito de mostrar às crianças o melhor caminho para não precisarem passar pelo sistema socioeducativo, pois quanto mais conscientizados estiveram na infância e pré-adolescência menor será a chance de eles se tornarem menores infratores”, acredita André, que ministrou o tema acompanhado de outros dois colegas de tralho, os agentes do SAS Antônio Chaves e Junia Benício.

Fonte: Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso (SEJUDH/MT)

Sidnei Oliveira - Secretário-geral do SINDPSS/MT

Data: 16/08/2018