O presidente do Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioducativo de Mato Grosso (Sindpss-MT), Paulo César de Souza, juntamente com o diretor de imprensa, Sidnei Oliveira e membros do Fórum Sindical participaram na manhã desta sexta-feira (06.05) de uma reunião com o governado do Estado sobre o RGA, no Palácio Paiaguás.

As noticias não agradaram nada os sindicalistas presentes, já que após demonstração de dados financeiros do Estado pela secretaria de Gestão, como por exemplo, que 25 estados não pagarão RGA este ano; que a lei que garante o pagamento do RGA também diz que o pagamento não precisa ser feito se a LRF atingir o limite prudencial. MT já estourou o limite; São 98 mil servidores públicos efetivos. Se o estado pagar o RGA, serão mais 628 milhões na folha salarial anual; A folha de pagamento de 2016 irá fechar em 7,3 bilhões; 56% dos servidores ganham mais que 4 mil por mês; Mesmo sem pagamento do RGA, governo já está cortando investimentos para poder pagar a folha salarial; Entre 2007 e 2012 foram aprovadas 141 leis de carreira, 83% tiveram impacto financeiro; A arrecadação do Estado aumentou, no entanto as despesas aumentaram e os repasses do governo federal diminuíram. e que de 2007 a 2015 a receita aumentou 156%, enquanto a despesa com pessoal aumentou 230%, foi declarado pelo próprio governador Pedro Taques o não pagamento do INPC no momento.

“Nós do sistema socioeducativo não podemos de forma alguma aceitar essa resposta por parte do governo do Estado, principalmente nós, que já somos uma categoria que é sempre deixada de lado. Uma resposta dessas é inaceitável no momento”, indignado, declarou o presidente do Sindpss.

Após a declaração de Pedro Taques de que não será possível o repasse no momento, a reunião rapidamente foi encerrada, sem chances de contestações por parte dos sindicalistas ali presentes.

“Nossa única alternativa agora é somarmos esforços com as demais categorias para tentar mudar a posição do governo do Estado, que no momento, pelo que pudemos sentir é irredutível”, informou Paulo.

SINDICATOS FARÃO MOBILIZAÇÃO GERAL NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

Diante da posição do governo do Estado, já estava previamente definida uma mobilização em forma de assembleia unificada entre as categorias, a qual acontecerá na próxima terça-feira (10.05), a partir das 14 horas, na Praça das Bandeiras. “Todos os servidores do sistema socioeducativo estão desde já convocados a participar desse ato e de mais essa luta que teremos que travar com o governo do Estado para garantirmos um direito nosso”, convocou Paulo.

Data: 06/05/2016