Diante de alguns questionamentos por parte de servidores referente ao processo do concurso público para o sistema socioeducativo, a diretoria do Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (SINDPSS) têm se empenhado ao máximo, inclusive, cobrando incisivamente e insistentemente os secretários responsáveis pela realização do certame.

“Em nenhum momento nós deixamos de correr atrás desse assunto e estamos nos reunindo com grande frequência com os secretários da Casa Civil e de Gestão para falarmos sobre esse processo, mas temos que deixar bem claro, que da parte dessas secretarias as quais são comandadas por esses respectivos secretários esta tudo certo, mas o nosso grande problema é justamente a secretaria a qual nós pertenceremos, ou seja, a secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), que deveria ser a primeira a nos apoiar, já que conhece mais de perto a nossa realidade e correr atrás de melhorias para a nossa categoria, mas ao contrário disso, é a pasta que esta emperrando, inclusive, o andamento do nosso tão esperado concurso público”, desabafou o presidente do SINDPSS, Paulo César de Souza.

Segundo o presidente do SINDPSS ainda, apesar da morosidade por parte da SEJUDH, o processo para a realização do concurso público para agentes de segurança socioeducativo está junto com o do sistema penitenciário. “Apesar disso, até esse momento, a secretária não publicou nem a comissão de servidores que vai dar andamento aos trabalhos do certame, então, estamos totalmente revoltados com toda essa situação e por não estarmos tendo o respaldo necessário da nossa própria secretaria”, informou Paulo, solicitando mais agilidade por parte dos gestores da pasta, além de que “temos que fazer um levantamento, uma investigação do por que, que tudo anda a nível de governo, inclusive, já agilizamos tudo lá na frente, com todos os responsáveis por onde passa os processos, porém, na SEJUDH, nada que é para o socioeducativo anda, sem contar que vemos a todo momento as reivindicações do sistema penitenciário ir e vir, e o nosso parado, o secretário da nossa pasta, senhor Márcio Dorileo, nos disse em reunião que o nosso processo estava mais adiantado que o do penitenciário, como adiantado se todos nos dizem que o problema é na SEJUDH. Por favor senhores responsáveis pela nossa categoria, se mexam, pois como já vimos colocando na imprensa e para todos, nossa situação é caótica, e enquanto todas as áreas da segurança estão avançando, inclusive, com concurso público já em vista, nós estamos esquecidos”, reclamou.

Para a diretoria do SINDPSS ainda, a sociedade mato-grossense deve saber, que o governo do Estado assim como seus gestores serão os principais responsáveis pelas eventuais situações em que venham a ocorrer nas unidades socioeducativas do Estado. “Nossos servidores correm risco de morte todos os dias durante suas horas de trabalho, assim como diversos adolescentes internados também correm, já que estão em um barril de pólvora prestes a explodir a qualquer momento diante da situação em que estão, e não vemos nenhuma ação, nada, por parte dos responsáveis para pelo menos minimizar isso, além de que cuidamos de menores que ainda podem ser recuperados, mas como fazer isso com a situação desumana a qual estão submetidos?, impossível”, finalizou o presidente do Sindpss.

Data: 17/02/2016