Os 19 agentes socioeducadores que participaram do 1º Curso de Intervenção e Controle em Ambiente Socioeducativo (Cicase) concluíram os 25 dias de capacitação e agora serão avaliados por 60 dias de estagio na unidade, para então receberem o certificado de conclusão.

O curso capacitou os servidores para que possam intervir, quando necessário, em situações que fogem ao cotidiano da unidade, antecipando as causas e minimizando os efeitos de um possível evento que coloque em risco a vida dos internos e servidores.

"Estes agentes estão agora capacitados para agir dentro das unidades socioeducativas, caso haja situação de crise. O curso foi bem amplo e focado na realidade que eles vivem diariamente na unidade e dentro da legislação que rege a carreira deles”, afirmou o agente penitenciário Anderson Santana, que coordenou o curso e integra o Setor de Operações Especiais (SOE).

O curso foi elaborado para atender às especificações da legislação vigente no Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e foi ministrado por agentes do SOE, com parcerias da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Policia Militar e Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil.

André Damasceno, um dos agentes que participou do curso, elogiou a iniciativa. “Nós acreditamos que o sistema precisava de uma melhora e o governo estadual criou a oportunidade com o Cicase. Com isso contribuímos para a segurança do ambiente. Acredito que é um crescimento profissional enorme. Foi muito válido e o grupo está mais fortalecido e capacitado para desenvolver melhor o trabalho”.

FolhaMax

Data: 06/09/2014